.

.

.

Para assistir outro vídeo clique em Playlist

.

Pão Diário: Ser ou Aparecer... Eis a questão!




" Não seja o seu adorno o enfeite exterior dos cabelos entrançados, das guarnições de renda de ouro ou da compostura dos vestidos, mas seja o homem que está escondido no coração, no vestido incorruptível de um espírito manso e tranquilo, que é de grande estima diante de Deus. "
I Pedro 3






O Duque de La Rochefoucauld (1659) escreveu em suas reflexões (Reflexions ou Sentences et Maximes Morales - CLXVI) a seguinte frase, e que tomo aqui como uma verdade:




" Le monde récompense plus souvent les apparences du mérite que le mérite même"




Traduzindo:

" O mundo recompensa com mais frequência as aparências do mérito do que o próprio mérito ".





Tenho a mais absoluta certeza, que os leitores que lêem esse texto, já foram obrigado a "engulir sapo", ver pessoas que não tinham mérito algum, recebendo recompensas, cargos, reconhecimento simplesmente porque "penduraram uma melancia no pescoço ". Infelizmente é uma realidade, o ser humano gosta de aparência, gosta do que está "na moda", as pessoas buscam para sí mesmas os padrões de aparência determinados pelo mundo. Mas, aqueles que seguem à Cristo não devem se guiar pelas aparências, e nem procurar se apresentar nos padrões do mundo, porque a aparência pode até enganar as pessoas, mas à Deus não engana, ele vê os méritos.

" Mas seja o homem que está escondido no coração, no vestido incorruptível de um espírito manso e tranquilo, que é de grande estima diante de Deus "

I Pedro 3



O que Deus estima em nós? O que Ele procura em nós? Com certeza os nossos méritos, e não simplesmente aparência, títulos, cargos, comendas e homenagens ("rasgação de seda"). De forma alguma estou dizendo que um servo de Cristo não pode ser homenageado, ou exercer um cargo importante, ou ainda receber um título, mas se essas coisas acontecerem, que seja realmente por merecimento, por bravura e luta, por méritos conquistados, e não porque "puxou o saco" da liderança, do pastor, do líder, isso não convém aqueles que se dizem ser imagem e semelhança de Deus.


Durante o tempo que tenho exercido o ministério na presença do Senhor, com tristeza constatei uma coisa triste. Durante as minhas viagens tive a honra e o privilégio de conhecer grandes homens e mulheres de Deus, pessoas maravilhosas e realmente fazem a diferença sobre a terra, mas que estão no esquecimento, e alguns nunca chegaram ao reconhecimento, tudo porque não aparentam ser o que não, e também porque "não penduram uma melancia no pescoço", afinal eles querem mostrar Jesus, e não a sí mesmos. Em contrapartida, tivemos a infelicidade de ver pessoas nem sempre possuidoras de méritos para estarem onde estão, pessoas que não fazem nem dez por cento do que as que citei anteriormente fazem, mas mesmo assim, recebem todo o crédito. Nessa confusão entre aparência e realidade, entre méritos e títulos há responsáveis dos dois lados.


Existem as pessoas que gostam de aparecer, porque como disse o Duque, há sempre aqueles que "correm atrás de aparência". O problemas é que a aparência não dura muito, até fisicamente falando nós envelhecemos. Quantas atrizes já apareceram na televisão e "encheram os olhos" de quem as viram, mas depois, me perdoem pela expressão, mas não apareceram mais porque pareciam uma "uva passa". Por enquanto estou falando de mudanças naturais, que acontecem queiram ou não, o que dizer então daquilo que não é verdade? Até quando se pode sustentar uma mentira? Será que vale a pena "sairmos bem na foto", quando na realidade não temos mérito algum?


Tem muita gente gastando tampo "fazendo maquiagem diante do espelho da vida", e isso não resolve nada, seria muito mais interessante e prudente, gastar esse tempo "construindo" MÉRITOS! Ou seja, adquirindo MERECIMENTOS, razões verdadeiras pelas quais as pessoas pudessem nos eleger como úm ser especial. E Deus principalmente, gostaria de nos honrar pelos nossos méritos.


Em igrejas por exemplo, é muito comum as pessoas seguirem pastores que aparentem um "heroísmo cristão", e por isso muitos tem se frustrado e até se desviado de Cristo. Alguns foram atrás de um pastor por causa dos "chavões evangelísticos sensacionalistas" que ele usa, muitos pregadores conquistam seguidores com "frases de efeito" muito bem ensaiadas, eles sabem que uma parte do povo gosta disso. Mas em muitos casos é só aparência, não tem dom espiritual, não tem poder de Deus, não tem revelação do Espírito Santo.



" Mas o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque eu o rejeitei; porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem olha para o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração. "

I Samuel 16.7


TEMPO DO MARKETING


Na era da internet, tudo está acontecendo de forma muito rápida, da educação ao mundo dos negócios a situação está "competitiva". No meu treinamento missio nário, a minha turma ficou conhecida como a geração de missionários Hi-Tech (com tecnologia), pois enquanto nossos professores nos davam aula, no mesmo instante buscava-mos mais informações na internet com nossos aparelhos tecnologicos (notebook, celular, tab).


Em uma situação como a atual, onde o que é moda hoje, pode já não ser mais amanhã (se tornar obsoleto rapidamente), todos estão "enlouquecidos" pelo marketing. De repente a igreja também entrou nesse frenesí, nessa corridade competitiva, e para isso, nunca se buscou tanto APARENTAR ALGO. Já existem até pastores contratando por exemplo, consultores pessoais para cuidar da aparência. Claro que tudo isso é bom (na medida), e às vezes é até necessário (a igreja deve fazer o melhor para Deus). Por essa razão o que coloco em discussão aqui, não é o fato de alguém investir na aparência, mas sim, o fato de querer APARENTAR ALGO QUE NÃO É.


Eu não tenho que mostrar para as pessoas que na minha igreja tem poder SE NÃO TÊM, é melhor gastar as energias buscando o poder, e o MARKETING virá sozinho quando se espalhar a fama de que na minha igreja Deus está agindo.

Eu não tenho que mostar que tenho dinheiro (comprando à créditos intermináveis com juros altos) se não tenho, é melhor poupar o pouco que tenho, investir e ser fiel com Deus nos dízimos e ofertas, e a prosperidade financeira virá automaticamente como consequência.


Devemos gastar menos tempo procurando aparentar algo (fazendo maquiagem), e gastar mais tempo buscando os méritos (a saúde de verdade).


O capítulo onze do livro de Hebreus, ficou conhecido como o capítulo dos "Heróis da Fé". Mas esses realmente tinham méritos, não aparentavam apenas, realmente foram "Heróis".


Abel - ofereceu sacrifício excelente;

Enoque - alcançou testemunho diante de Deus;

Noé - acreditou no aviso Divino de algo que ainda não acontecera;

Abraão - acreditou na promessa e deixou sua casa sem saber para onde ia, e ofereceu seu próprio filho em sacrifício à Deus, pois sabia: Deus proverá;

Os pais de Moisés - não temeram o decreto de Faraó, e mantiveram Moisés vivo;

Moisés - abandonou os palácios de Faró, preferindo ser maltratado com o povo de Deus;

Raabe - mesmo sendo pecadora, acolheu os espias e servos de Deus;

Gideão, Baraque, Sansão, Jefté - venceram reinos, praticaram a justiça


Me faltaria espaço para continuar citando verdadeiros heróis, o fato é que, eles não aparentavam, ELES ERAM HERÓIS, por essa razão chamaram a atenção de Deus.



MÉRITOS CHAMAM A ATENÇÃO DE DEUS!


APARÊNCIAS, MARKETING NÃO CHAMAM A ATENÇÃO DE DEUS!



Às vezes tenho a impressão que se esses homens de Deus do passado voltassem à vida hoje, e vissem certas coisas acontecendo, certas pessoas APARENTANDO muita coisa quando não são nem metade, não sei sinceramente, se eles dariam gargalhadas, se eles chorariam de tristeza e decepção, ou se dariam "um corretivo" (na época viviam na lei do código de Hamurabi: dente por dente, olho por olho).



" Todas as suas obras eles fazem a fim de serem vistos pelos homens; pois alargam os seus filactérios, e aumentam as franjas dos seus mantos; gostam do primeiro lugar nos banquetes, das primeiras cadeiras nas sinagogas, das saudações nas praças, e de serem chamados pelos homens: Mestre! Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Porque limpais o exterior do copo e do prato, mas por dentro estão cheios de rapina e de intemperança. Fariseu cego! limpa primeiro o interior do copo, para que também o exterior se torne limpo. Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Porque sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas por dentro estão cheios de ossos e de toda imundícia. Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas por dentro estais cheios de hipocrisia e de iniquidade. "

Mateus 23.5-8 e 25-28



GANHANDO MÉRITOS COM DEUS


PRIMEIRA REGRA

Se nós queremos chamar a atenção de Deus, para sermos honrados por Ele e pelos homens (e não há nada de errado em querer honra), o caminho é ganhar méritos com Ele. E a primeira regra para se conseguir méritos com Deus, é até um paradoxo, pois é exatamente fazer as coisas boas e corretas, sem interesse em ganhar nada! ESSA É A PRIMEIRA REGRA.


SEGUNDA REGRA

Precisamos parar de "colocar maquiagem em cara velha"! Parar de "remendar roupa velha"! Deixar de "tapar buraco em vaso velho"!

Deus quer "coração e rosto novo"! Deus quer "vestes novas brancas como a neve", Deus quer "vasos novos para encher com o seu melhor vinho"! SE RENOVE! ESSA É A SEGUNDA REGRA PARA GANHAR MÉRITOS COM DEUS!



" Ninguém tira um pedaço de um vestido novo para o coser em vestido velho; do contrário, não somente rasgará o novo, mas também o pedaço do novo não condizirá com o velho. E ninguém coloca vinho novo em odres velhos; do contrário, o vinho novo romperá os odres e se derramará, e os odres se perderão; mas o vinho novo deve ser colocado em odres novos. "

Lucas 5.36 e 37





As pessoas podem até se enganar, mas Deus não se engana, ele nos conhece por dentro e por fora, por isso o único caminho é mudar, sair da fase da maquiagem e entrar na fase dos méritos com Deus. E se acaso temos valorizado demasiadamente a aparência nas outras pessoas, precisamos olhar como Deus olha, os méritos e não simplesmente a aparência. Isso nos livrará de grandes aborrecimentos, porque à Deus nenhuma aparência engana.



" ... e quando alguns dos fugitivos de Efraim dizia: deixai-me passar; então os homens de Gileade lhe perguntavam: És tu Efrainita? E dizendo ele: Não; então lhe diziam: Dize, pois: CHIBOLETE; porém ele dizia: SIBOLETE, porque não podia pronunciar bem. Então pegavam dele, e o degolavam nos vaus do Jordão. "

Juízes 12.5 e 6



O Paulista jamais poderá se passar por Nordestino, e vice-e-versa, o sotaque denuncia. Diante de Deus ninguém pode se passar por algo que não é. BUSQUE OS MÉRITOS, E NA HORA QUE CHEGAR O MOMENTO DA VIDA "TESTAR O SEU SOTAQUE" PRA VER SE VOCÊ É OU NÃO É, você não vai "falar SIBOLETE, e sim CHIBOLETE!



QUEM TEM MÉRITO, NÃO PRECISA BUSCAR APARÊNCIA, ELA É UMA CONSEQUÊNCIA DO MÉRITO!



ORE COMIGO:

Senhor não me deixa viver uma mentira, algo que não sou. Não quero viver de aparência mas quero ganhar méritos contigo. Me dá sabedoria também, para não mais julgar as pessoas pela sua aparência externa, mas que eu possa enxergar os seu méritos reais, eu te peço em O Nome de Jesus. Amém!


Autor: Rev. Rubens Braz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico muito feliz pelo seu interesse em comentar ...
Gostaria apenas de lhe pedir uma gentileza: Identifique-se com seu nome e endereço de e-mail, do contrário PODEREI NÃO publicar o seu comentário.

Obrigado.

.

Lançamento!

Lançamento!