.

.

.

Para assistir outro vídeo clique em Playlist

.

Meditação do Dia: VENCENDO O COMPLEXO DE INFERIORIDADE





" E disse-lhe Davi: Não temas, porque decerto usarei contigo de benevolência por amor de Jônatas, teu pai, e te restituirei todas as terras de Saul, teu pai, e tu sempre comerás pão à minha mesa. Então se inclinou, e disse: Quem é teu servo, para teres olhado para um cão morto tal como eu? "

2 Samuel 9.7 e 8



Pior do que ser derrotado, é ser medroso ou ter pensamentos de inferioridade, porque uma pessoa que enfrenta uma derrota, mas que se valoriza, com certeza buscará aprender com a derrota e nunca mais será derrotada, além de se tornar mais preparada e capacitada para vencer os desafios da vida. Já uma pessoa com o complexo de inferioridade, atrai a derrota para sí o tempo todo, porque aceita e se resigna ante o fracasso com facilidade, e não busca as melhores coisas, os melhores dons, porque se coloca em uma posição de imerecedor, de incapacitado e desqualificado para alcançar as melhores coisas da vida. São pessoas que acreditam e confessam " nasci pobre e vou morrer pobre ", ou " meu pai era pobre, eu sou pobre e meu filho será pobre ", ou ainda " pau que nasce torto, morret torto ". Estas são pessoas que não acreditam em mudanças, e por isso cada vez se distanciam mais das melhores coisas da vida.


"Portanto, procurai com zelo os melhores dons; e eu vos mostrarei um caminho mais excelente."

I Corintios 12:31


O jovem Mefibosete é o típico exemplo de uma pessoa com baixa estima e complexos de inferioridade. Veja que no capítulo 9 de segunda Samuel, versículos sete e oito, a Bíblia relata a ação bondosa e justa de Davi para com Mefibosete. Davi manda trazer Mefibosete até o palácio, e lá diz à ele que o tratará com bondade, e que restituirá à ele tudo o que era da sua família. Mesmo diante dessas palavras positivas, animadoras e de benção, a reação de Mefibosete é uma resposta pessimista, negativista e que expressou a sua baixa estima e o seu complexo de inferioridade, pois ele disse " Quem é teu servo, para teres olhado para um cão morto tal como eu? ".


Como já havia dito antes, a aflição vem sobre todos nós, a diferença é apenas a postura que cada um de nós assume diante da adversidade e da aflição.


Durante o meu ministério pastoral, atendí, aconselhei e orei por muitos "Mefibosete's". É aquele tipo de pessoa, que logo após receber a oração da fé que opera milagres, logo depois de receber uma palavra profética de vitória e poder, continua confessando derrotas e fracassos. O pastor acabou de afirmar " você está curado ", mas a pessoa continua dizendo " a minha dor, a minha diabetes, a minha hérnia de disco..."


Veja que Mefibosete havia acabado de ouvir uma palavra de vitória e de restauração, mas a sua resposta foi de derrota e de auto-depreciação. Ao se comparar à um cão morto, ele quiz dizer que ele não merecia o que o rei estava fazendo por ele, mas que ele merecia ser tratado como um cão morto, e como normalmente é tratado um cadáver de cachorro? É jogado no lixão, porque o seu cheiro é insuportável, e a visão de um cadáver em putrefação e cheio de vermes, bactérias e mosquitos é nauseante.


Nós não devemos ser ambiciosos no mal sentido da palavra, mas devemos desejar e buscar os melhores dons, as melhores coisas. É como eu costumo exemplificar, "Deus não deu sabedoria ao homem para criar o carro BMW, para que o traficante ande nela enquanto você ande a pé, ou em um carro velho que vive quebrando na estrada". Os melhores dons, as melhores bençãos são para nós os filhos de Deus.


Lembro-me que certa vez, enquanto eu atuava como músico pré-profissional, ajudei um amigo à ingressar na melhor escola de música do Brasil naquela época, fiquei um dia inteiro treinando com ele apenas uma música para apresentar no teste. O resultado foi positivo, e ele começou à estudar em uma escola onde muitos queriam estudar, mas que não conseguiam por diversas razões, e o professor dele, era um dos maiores, melhores e mais respeitados guitarristas do Brasil. Passou-se o tempo, eu me mudei de cidade fui fazer a obra de Deus em outra localidade, até que um dia falei com ele novamente, e então fiquei sabendo que ele havia desistido de estudar naquela escola, mas o que me impressionou foi a sua explicação, a justificativa que ele deu para a desistência, ele me disse " desistí do curso porque o professor fulano de tal é bom demais ". Confesso que eu fiquei abismado com tamanha falta de entendimento, Deus havia lhe dado a oportunidade de estudar com um dos maiores músico do país, com certeza porque tinha um plano de usá-lo poderosamente no ministério da música e para sua glória, no entanto ele jogou a oportunidade fora porque se achou imerecedor, ou melhor, porque se chou inferior à benção com a qual fora abençoado.


Existe um chavão evangélico que diz assim: " não chute o anjo ". Essa frase quer dizer o seguinte, " quando a benção de Deus vier sobre tí, não a mande de volta, não a recuses, a benção é pra você mesmo!". Muitas pessoas tem deixado de receber bençãos ou tem perdido bençãos, simplesmente porque se acomodaram à sentimentos e complexos de inferioridade.


Conta-se uma história que certo homem teve um sonho, e neste sonho ele foi levado ao céu, onde um anjo lhe mostrava tudo o que havia por lá. A história relata que em seu sonho, este homem viu coisas muito lindas, mas em meio à essas coisas lindas, ele viu uma construção que destoava daquela beleza que havia no céu, era um galpão muito grande. Então ao perguntar ao anjo o que havia alí, o anjo tentou dissuadi-lo de sua curiosidade, dizendo que era melhor ele não saber, porém diante da insistente curiosidade do homem, o anjo abriu aquele galpão, e eles entraram. Lá dentro o homem observou, que o galpão era repleto de estantes e mais estantes, e estas por sua vez estavam repletas com caixas e mais caixas. O homem se aproximou daquelas estantes, e ao olhar de perto as caixas, percebeu que em cada uma havia um nome de uma pessoa, resolveu procurar o seu próprio nome, e após vários nomes de várias pessoas, encontrou uma caixa com o seu nome. Então muito feliz por ter encontrado o seu nome no céu, perguntou ao anjo " porque meu nome está nesta caixa? o que há dentro dela ?. O anjo logo respondeu: " nestas caixas estão guardadas todas as bençãos que eram para os seres humanos, mas que vocês deixaram de tomar posse, deixaram de pedir, de buscar, porque acharam que não era para vocês!".


Ainda no Velho Testamento nós vemos algumas situações onde pessoas demonstraram insegurança e complexos de inferioridade, e se não fosse a instrução e correção Divinas, teriam perdido muitas bençãos e vitórias.

- Gideão foi escolhido por Deus para ser um grande juiz, ou seja, para ser promovido, e viver uma vida muito melhor do que aquela que estava vivendo escondido e humilhado no Lagar, porém Gideão respondeu com palavras de baixa estima e sentimentos de inferioridade.



" Então o SENHOR olhou para ele, e disse: Vai nesta tua força, e livrarás a Israel das mãos dos midianitas; porventura não te enviei eu? E ele lhe disse: Ai, Senhor meu, com que livrarei a Israel? Eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu o menor na casa de meu pai. "

Juízes 6.14 e 15


- Deus ordenou que Moisés enviasse homens para espiar a terra de Canaã, porém dos doze que foram envidos, dez voltaram com palavras de baixa estima e complexos de inferioridade.



" Porém, os homens que com ele subiram disseram: Não poderemos subir contra aquele povo, porque é mais forte do que nós. E infamaram a terra que tinham espiado, dizendo aos filhos de Israel: A terra, pela qual passamos a espiá-la, é terra que consome os seus moradores; e todo o povo que vimos nela são homens de grande estatura. Também vimos ali gigantes, filhos de Enaque, descendentes dos gigantes; e éramos aos nossos olhos como gafanhotos, e assim também éramos aos seus olhos. "

Números 13.31 e 33


Pessoas que se deixam dominar por complexos de inferioridade, raramente conquistam as promessas de Deus. Assim aconteceu com os dez espias negativistas.



" E os homens que Moisés mandara a espiar a terra, e que, voltando, fizeram murmurar toda a congregação contra ele, infamando a terra, Aqueles mesmos homens que infamaram a terra, morreram de praga perante o SENHOR. "

Números 14.36 e 37


No novo testamento nós podemos ver alguns exemplos de pessoas, que só venceram na vida, quando primeiro disseram "basta" ao complexo de inferioridade. A primeira lição nos é dada pelo próprio Senhor Jesus, durante a cura do homem da mão ressequida.



" E OUTRA vez entrou na sinagoga, e estava ali um homem que tinha uma das mãos mirrada. "

Marcos 3.1


Ao lermos este relato, podemos observar que o problema, o defeito daquele homem era a mão mirrada. Porém Jesus ainda enxergou outro problema naquele homem.



" E disse ao homem que tinha a mão mirrada: Levanta-te e vem para o meio. "

Marcos 3:3


Porque Jesus ordenou ao homem que "viesse para o meio "? Porque normalmente as pessoas defeituosas ou problemáticas, desenvolvem uma tendeência de se isolar das outras pessoas, exatamente porque o complexo de inferioridade toma conta de suas mentes. Até hoje ainda, um deficiente físico é visto por muitos como uma anomalia, uma aberração, na época era muito pior. Era muito provável que aquele homem estivesse se ocultando nos fundos daquela sala, talvez se escondendo atrás de alguma coluna, porque não se sentia merecedor, não se sentia digno de estar com as outras pessoas. Então primeiramente para que ele recebesse a restauração da sua mão, da sua saúde, ele precisava ter a sua auto-estima restaurada. Por isso primeiramente Jesus diz " vem para o meio ", ou seja, " se valorize! você pode! você consegue! creia que você pode!".



" E, olhando para eles em redor com indignação, condoendo-se da dureza do seu coração, disse ao homem: Estende a tua mão. E ele a estendeu, e foi-lhe restituída a sua mão, sã como a outra. "

Marcos 3:5



Em um último exemplo, quero citar uma mulher que por sí mesma, venceu o complexo de inferioridade, lutou contra tudo e contra todos, e por isso Jesus restaurou a sua saúde e devolveu a sua vida.


" E uma mulher, que tinha um fluxo de sangue, havia doze anos, e gastara com os médicos todos os seus haveres, e por nenhum pudera ser curada, chegando por detrás dele, tocou na orla do seu vestido, e logo estancou o fluxo do seu sangue. "

Lucas 8.43 e 44

Além de todos os problemas que aquela mulher sofria, várias doenças decorrentes daquela hemorragia contínua já à doze anos, além da miséria em que vivia, pois já havia vendido todos os seus bens para pagar médicos, e além da distância da família devido a obrigação de ir morar fora da cidade, além de tudo isso, ela ainda teve que lidar com a baixa-estima e os complexos de inferioridade.

Provavelmente essa mulher se auto-depreciava devido à uma lei promulgada, que considerava mulheres com aquela doença como imundas, e que ordenava as tais que se afastassem do convívio com a sociedade e fossem morar fora da cidade.

" Também a mulher, quando tiver o fluxo do seu sangue, por muitos dias fora do tempo da sua separação, ou quando tiver fluxo de sangue por mais tempo do que a sua separação, todos os dias do fluxo da sua imundícia será imunda, como nos dias da sua separação. Toda a cama, sobre que se deitar todos os dias do seu fluxo, ser-lhe-á como a cama da sua separação; e toda a coisa, sobre que se assentar, será imunda, conforme a imundícia da sua separação. "

Levítico 15.25 e 26

" Ordena aos filhos de Israel que lancem fora do arraial a todo o leproso, e a todo o que padece fluxo ... "

Números 5:2

É por essa razão que a história dessa mulher se torna tão maravilhosa e um exemplo de persistência, determinação e auto-estima para nós. Dizem os médicos atuais, que provavelmente aquela mulher já era identificada de longe pelas pessoas, como uma doente, devido à sua aparência. Especialistas no assunto disseram que, uma pessoa sofrendo com uma hemorragia constante durante doze anos, provavelmente tinha uma pele ressecada, se ela tivesse trinta anos de idade, aparentava ter uns cinquenta ( na época ainda não havia clínica de estética, muito menos cremes de beleza ). Dizem os médicos também que uma pessoa portadora desta enfermidade, provavelmente sofresse de reumatismo, artrite, artrose, e outros males decorrentes da perda de muito sangue, que a deixavam com muitas dores e fraquezas que não lhe permitiam andar muito, e precisava de apoio talvez de uma bengala para se suster em pé.

Esta era a situação dessa mulher, por isso é notória a sua coragem e auto-estima quando ela se decide e diz " vou tocar em Jesus e serei curada ", afinal para tocar em Jesus, ela deveria primeiramente enfrentar a lei, as pessoas, os soldados que zelavam pelo cumprimento da lei. Imagine aquela mulher fraca, entrando na cidade, e talvez até algumas pessoas desviando-se dela, outros zombando e até a expulsando, mas ele persistindo em dizer " vou tocar em Jesus". Ela enfrentou uma multidão que rodeava Jesus, cada uma daquelas pessoas queria o seu milagre, alguns já o estavam seguindo desde a manhã, outros já a dias. Talvez aquela mulher tenha se arrastado por entre as pessoas para tocar na orla do vestido de Jesus, mas a sua auto-estima foi o que alimentou a sua fé, para que fizesse tamanho esforço. Ela estava doente, mas não havia perdido a esperança o seu auto-valor, e pretendia ter a sua saúde, pretendia ter a sua vida de volta. Uma pessoa assim, com certeza manifesta o poder de Deus e faz a virtude "sair" do Senhor para curar, libertar e restaurar. Que nós possamos compreender que Deus nos fez a sua imagem e semelhança, e que isto significa que Ele nos dá valor, e isso é o que basta para vencermos nesta vida.

" E disse Jesus: Quem é que me tocou? E, negando todos, disse Pedro e os que estavam com ele: Mestre, a multidão te aperta e te oprime, e dizes: Quem é que me tocou? 46 E disse Jesus: Alguém me tocou, porque bem conheci que de mim saiu virtude. 47 Então, vendo a mulher que não podia ocultar-se, aproximou-se tremendo e, prostrando-se ante ele, declarou-lhe diante de todo o povo a causa por que lhe havia tocado, e como logo sarara. 48 E ele lhe disse: Tem bom ânimo, filha, a tua fé te salvou; vai em paz. "

Lucas 8.45 e 48

OREMOS: Pai, em O Nome de Jesus eu te peço, me liberta de toda insegurança e de todo complexo de inferioridade, me ajude a enxergar o quanto sou importante, valioso e capaz diante de Tí. Amém. Graças à Deus.

Rev. Rubens Braz

4 comentários:

  1. sim posso dizer que nestas palavras eu consigo enchergar o porque não consigo prosperar e não consigo crescer espiritualmente tb, trago um complexo de inferioridade desde pequeno e isto sempre foi tragioco pois tudo que consegui eu perdi fui baterista profissional mais não acreditava em mim mesmo perdi namoradas parceiros sócios e cheguei no fundo do poço, hoje passo por muitas dificuldades e estou sendo orientado pelo Esp.Santo para confessar estes meu complexo e seguir o Nosso Senhor e diz conhecereis a verdade e éla te libertara. desejo ser liberto deste complexo desta situação que me afligia por toda minha vida e creio que hoje estou liberto pois vou orar e sei que Deus é fiel para me ajudar. carreguei um complexo por achar meu penis pequeno e sempre coloquei isto em tudo que sempre fiz ai me destrui. obrigado por favor orem por mim

    ResponderExcluir
  2. Agradeço a Deus por essas palavras e por ter instruído tão bem ao seu servo, o Rev. Rubens e peço a Ele que sempre o abençoe, pois essas palavras verdadeiramente me tocaram e pude ver com clareza onde erro tanto diante de Deus e não consigo ver suas promessas se realizarem em minha vida.Quero muito ter um encontro com Deus e ser transformada, para poder ser usada por ele.

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente em algumas igrejas é ensinado que devemos dizer e sentir que somos "pó", "necessitados", "carentes", e outros adjetivos depreciativos. De fato somos necessitados da graça do Senhor, mas supervalorizar isso nos faz mal do ponto de vista psico-emocional. Disso surgem a baixa-estima, o complexo de inferioridade, a "falsa humildade", o farisaísmo. Que o Senhor possa abençoar as igrejas que têm vivido nessa cultura equivocada de que somos "cães mortos". Que possamos entender que temos valor e somos amados, e como disse o amado Rubens: " Que nós possamos compreender que Deus nos fez a Sua imagem e semelhança, e que isso significa que Ele nos dá valor, e isso é o que basta para vencermos na vida". Que Deus nos abençoe e que possamos ter uma auto-estima sadia.

    ResponderExcluir
  4. Graças a Deus por essa palavra.Eu desde pequeno fui instruído que eu tinha que crescer. Como não tinha a altura normal de criança, eu odiava isso e sempre zombavam e eu achava que isso ia passar.O tempo passou, pre adolescencia, adolescencia e hoje um jovem adulto.Não cortei o mal e o resumo disso:um fracassado profissional, até um hoje nunca namorei ninguem e espiritualmente e socialmente, sou frio e sem sensibilidade. o complexo de inferioridade q começou pequinininho hoje trava minha vida toda. Mas no Nome de Jesus esse mal está repreendido da minha vida e por essas palavras eu não aceito ser um fracasso no Nome de Jesus!

    ResponderExcluir

Fico muito feliz pelo seu interesse em comentar ...
Gostaria apenas de lhe pedir uma gentileza: Identifique-se com seu nome e endereço de e-mail, do contrário PODEREI NÃO publicar o seu comentário.

Obrigado.

.

Lançamento!

Lançamento!