.

.

.

Para assistir outro vídeo clique em Playlist

.

Meditação do Dia: VENCENDO OS DEFEITOS E OS TRAUMAS


cassiane - com cristo é vencer ou vencer





" Jônatas, filho de Saul, tinha um filho aleijado de ambos os pés; era da idade de cinco anos quando chegaram as notícias sobre a morte de Jônatas e Saul, e sua ama o tomou, e fugiu, e sucedeu que, apressando-se ela a fugir, ele caiu e ficou coxo; e o seu nome era Mefibosete."



2 Samuel 4.4





Mefibosete era conhecido pelo defeito, e não pelo seu nome.



Nesta narração bíblica, podemos encontrar uma certa similaridade entre a vida de Mefibosete e a de muitas pessoas do nosso tempo. São pessoas conhecidas pelos seus defeitos, e não pelos seus nomes. Podemos observar que primeiramente é mencionada a família à que pertencia Mefibosete, que por sinal não era das melhores, apesar de ser um família real. Logo em seguida, a narrativa discorre sobre a catástrofe que se abateu sobre a sua família, depois é mencionado o defeito de Mefibosete como uma característica marcante pela qual provavelmente era conhecido, aleijado de ambos os pés, somente no final, é que o seu nome finalmente é mencionado, e apesar de ser neto do primeiro rei de Israel, e por direito, príncipe herdeiro da família real, em nenhum momento faz-se menção da sua condição de príncipe.


Mefibosete era conhecido por pertencer a uma família real complicada, onde o avô vivia perturbado por espíritos malignos além de ter sido rejeitado por Deus no trono de Israel, o seu pai era o filho desprezado do rei, e como se não bastasse, Mefibosete teve que conviver com uma catástrofe familiar, a verdade sobre a morte dos seus antepassados, a derrota na guerra e o suicidio, e para completar a sua desgraça, ficou aleijado de ambos os pés.


Hoje também existem muitas pessoas que são conhecidas apenas pelos defeitos que carregam, e ninguém se lembra, ou talvez nem saibam os seus nomes: " é o zé da cachaça", " é a maria dos sete maridos ", " sabe aquela vizinha que a ambulância vive na porta dela? ", " sabe aquele homem que sempre pede dinheiro emprestado e não paga? ", " coitado, aquele rapaz vive desempregado", " coitada, aquela moça perdeu a família inteira em um acidente ", " a fulana é estéril, não pode ter filhos ", " aquele menino foi rejeitado e abandonado pela mãe quando nasceu", "aquela mulher sofre tanto com o filho e o marido presos" " sabe o ceguinho", "lembra do rapaz mudinho" ...


... estas são pessoas que apesar da condição de príncipes e princesas, pois são filhos de Deus, não são conhecidas pelo Reino de Deus e por suas bençãos, mas pelo reino do pecado, pela prostituição, pelo vício, pelas dívidas, pelas doenças, pelas catástrofes, pelo desemprego, enfim, são conhecidas pelas consequências do pior defeito de todos que um ser humano pode ter: O PECADO.



O defeito foi causado por outra pessoa, e Mefibosete não fez nada por merecer.



Veja que o defeito de Mefibosete foi uma fatalidade, outra pessoa o causou, mais precisamente a sua ama que ao correr com ele no colo, tropeçou deixando-a cair ao chão, e com certeza Mefibosete não merecia isto, até porque era apenas uma criança de cinco anos de idade quando o fato aconteceu.




Hoje também não é diferente, em muitas situações são outras pessoas que tropeçam, mas o seu tropeço reflete na nossa vida de tal forma, que nos causam feridas, defeitos, traumas muitas vezes irreversíveis. Posso citar como exemplo: um pai que atua como empresário, mas que por falta de sabedoria toma alguma medida administrativa que o leva a falência, e depois os filhos simplesmente herdam a falência, as dívidas, a miséria; um filho que comete um crime e ao ser preso e julgado, suja o nome da família, o nome e o sobrenome do seu pai que nada fez para merecer tal desgosto; um pastor causador e centro de algum tipo de escandalo, prostituição, adultério, roubo, que além de "sujar" o nome da igreja e o nome de Jesus, acaba afetando a vida material e espiritual de muitos membros do corpo de Cristo, e alguns chegam até mesmo a cair da fé.



O pior defeito de todos é o pecado.



Neste aspecto, o pior defeito causado por outrem ao ser humano, foi o pecado, o diabo tipificado na serpente foi o causador, colocou o pecado no mundo. A serpente tentou fazer os nossos pais Adão e Eva pecarem, e infelizmente eles tropeçaram, e no seu tropeço, caiu toda a humanidade. Todo ser humano já nasce selado, marcado e destinado à dominar sobre todas as coisas, e não para ser dominado por elas, pois somos príncipes do Reino dos Céus, somos herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo, porém, a queda de Adão e Eva, também nos levou ao chão, nos causando o defeito do pecado nos tornando pecadores. O que fizemos por merecer? Nada. Pedimos para nascer de Adão e Eva? Não, mas assim aconteceu, e hoje estamos colhendo os frutos da atitude de Adão e de Eva. Mas e agora, o que fazer? Procurar os culpados? Punir os culpados? Claro que não, nem mesmo seria possível e também não cabe a nós, mas é exatamente nisso que muitas pessoas tem gastado todo o seu tempo, ao invés de vencer os defeitos e tomarem posse da sua autoridade e posição de príncipe, ficam se lamentando e remoendo lembranças e traumas do passado, guardam mágoas, acusam, aceitam acusações, enfim, se submetem às lembranças e traumas do passado e deixam de viver o presente.



Conforme veremos mais a frente, assim como Mefibosete teve a sua honra, o seu nome e o seu status de príncipe restaurados, Deus também já têm restaurado a nossa condição de filhos, por intermédio do sacrifício do seu único Filho, Jesus de Nazaré, que pagou o preço pelo nosso pecado, e no final de tudo restaurará todas as coisas em nosso favor. E a boa notícia, é que se nós somos limpos do pecado pelo precioso sangue de Cristo, as doenças, a miséria, as decepções e outros defeitos, não possuem mais legalidade para estar em nosso corpo, em nossa vida e em nossa família.






OREMOS: Pai querido, em O Nome de Jesus de Nazaré, te agradeço por ter me amado tanto, ao ponto de me chamar pelo meu nome, mesmo conhecendo os meus defeitos. Obrigado por não me conhecer pelo meu defeito, o pecado, mas sei que que me conheces e me chamas pelo meu nome. Obrigado por ter enviado o teu Filho Jesus para pagar o preço pelo meu pecado, sem este sacrifício eu não seria perdoado e salvo. Senhor, me ajude a compreender que estou acima dos defeitos, pois o Senhor me aperfeiçoa nas minhas fraquezas, tira de mim todo complexo de inferiodade, todo trauma do passado e toda acusação, eu tomo posse das tuas promessas para a minha vida, e recebo a Salvação e a Libertação que há em Cristo Jesus. Amém. Graças à Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico muito feliz pelo seu interesse em comentar ...
Gostaria apenas de lhe pedir uma gentileza: Identifique-se com seu nome e endereço de e-mail, do contrário PODEREI NÃO publicar o seu comentário.

Obrigado.

.

Lançamento!

Lançamento!